Autopercepção é chave para crescimento pessoal

Todos queremos crescer. Todos queremos avançar na vida. A maior dificuldade, ao contrário do que se acredita, não é falta de motivação e sim a falta de autopercepção. Não basta trabalhar intensamente. Você precisa saber no que trabalhar.

Um dos traços da personalidade diretamente relacionado com autopercepção é o senso de preparo. Ele representa nossa percepção de capacidade própria para enfrentar tarefas e o quanto depende de nós mesmos fazer o futuro acontecer. Algumas pessoas possuem uma capacidade enorme, mas não se arriscam a realizar tarefas complexas, ao passo que outras pessoas menos capazes acabam aceitando realizar aquela mesma tarefa. Por que será? É simples. Algumas pessoas se acham mais capazes do que são. Pessoas com diplomas e cursos nem sempre estão liderando projetos. Elas não confiam em si mesmas.

Em seu livro No Limits, John Maxwell diz que a maioria das pessoas acreditam serem capazes de realizar menos que o potencial delas. Algumas aceitaram os limites impostos por outros. O autor também alerta que, pior do que limites colocados por terceiros, são os limites colocados por nós mesmos, e que sem autopercepção as pessoas ficam abaixo da capacidade que elas possuem.

Você já parou para pensar sobre quem você realmente é? Que você é capaz de fazer mais do que acredita? Que tal aceitar alguns desafios que te deixam desconfortável? Acredito que a maioria das vezes você vai se surpreender. Vai descobrir que é mais capaz do que pensava.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *