ORGANIZAÇÃO

Organização como traço da personalidade nos afeta em muitas áreas do trabalho. Pessoas altamente organizadas tendem a ser mais capazes de planejar. Quando encontramos pessoas com a mesa de trabalho limpa de manhã e ao final do dia, ou com o carro sempre muito limpo por dentro e por fora, estamos diante de alguém organizado. Ao trabalharmos com ela, veremos uma pessoa muito consciente do seu ambiente… e dos outros também. Antes de começarem a trabalhar vão fazer questão que a mesa ou ambiente de trabalho como um todo esteja impecável. Esse traço da personalidade independe da profissão. Se você for na oficina mecânica, borracharia ou no escritório de um alto executivo e o traço da organização for alto, sem sombra de dúvida você encontrará em cada um destes ambientes tudo muito limpo e ordenado. Ferramentas estarão organizadas e arquivos e suas pastas perfeitamente guardadas e ordenadas.

Já encontrei também o lado negativo de pessoas que são muito organizadas: demoram para entrar em ação. Certa vez fiz o diagnóstico de uma equipe de vendas em uma empresa que estava cheia de pessoas muito inteligentes mas que não traziam os resultados desejados em faturamento. Após realizar um teste da personalidade, Lider Profile, constatei que todos tinham pontuações muito altas em organização. Assim, quando colocamos pessoas ou equipes com este traço alto demais em uma atividade de vendas, encontraremos resultados financeiros inferiores do que aqueles que são mais relaxados na ordem e limpeza.

Então, seja organizado mas cuidado com o excesso. Não fique dizendo Preparar… Apontar… Preparar… Apontar em demasia. Atire logo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *