O que tenho aprendido nas minhas leituras e conversas com profissionais da nutrição, é que nossa energia vem dos macronutrientes proteína, carboidrato e gordura (lipídio). Além dos macronutrientes, temos os micronutrientes que são as vitaminas e minerais.
O importante é conseguir se alimentar de modo que cada caloria ingerida tenha a melhor combinação de macro e macronutrientes. Como regra básica para decidir o que comer, primeiro escolha alimentos que não sejam processados ou industrializados. Quanto mais natural ou orgânico, melhor.
Uma das frase que mais gosto veio do CrossFit: coma carnes e vegetais, nozes e sementes, algumas frutas, pouco amido e nada de açúcar.
Pense também em comer a fruta ao invés de tomar o suco. Pense em comer a cenoura inteira, que possui vitamina A e outras e tambem minerais como ferro, do que suplementar com a vitamina A de modo isolado. O alimento inteiro possui em si uma ótima sinergia.
Segundo a CrossFit trainer E.C. Synkowski, é interessante que você se alimente de, no caso de proteínas, faça um rodízio (não é ir num rodízio) entre carne, frango, ovo e peixe para que você tenha um equilíbrio de proteina e gorduras. Caso queira saber mais do assunto, pesquise sobre ômega 3 e 6, bem como a proporção de cada um.