LÍDERES PRECISAM DE COACHES?

Segundo Shawn Lovejoy, sim e por vários motivos. Veja 5 deles:

  • Coaching é Bíblico.

Se você crê em Deus, Provérbios 19:20 nos incentiva a buscar conselho e instrução pra que voce alcance sabedoria para sua vida toda.

Já Proverbios 20:18 fala que planos são bem sucedidos debaixo de bons conselhos e que nao devemos ir para guerra sem orientação.

  • Coaching é ter protecao.

Em muitos momentos podemos decidir pelo pior e é nestes que podemos desfrutar da proteção de um bom conselho. Quantos casamentos, negócios e relacionamentos foram resguardados porque alguém aconselhou.

  • Coaching nos dá liberdade

Muitas vezes pensamos que temos razão, mas evitamos insistir no caminho que queremos por não querermos ser arrogantes ou donos da verdade. Um conselheiro pode se mostrar valioso quando ele se coloca ao nosso lado e nos apoia dizendo que temos razão.

  • Coaching nos tira do buraco

Em alguns momentos achamos que vamos sucumbir e o mundo vai ruir ao nosso redor. Uma pessoa mais experiente pode nos manter vivos nestas horas.

  • Coaching nos inspira, afinal este é um dos fortíssimos atributos de um coach: ser encorajador. Quantas vezes o coach nos encoraja a sonhar grande e buscar grandes coisas!

 

 

Faça alguma coisa

No livro The Imagineering Way, li a frase “An unsplit log, like a creative challenge, just sits there, waiting for you to do something.”

 Significando que se você não der um passo em direção aos teus sonhos ou alvos, eles permanecerão lá sentados esperando por você.

Um dos traços da personalidade que mais afeta a atitude ter uma atitude é o senso de obrigatoriedade. Pessoas com pontuações baixas tendem a demorar mais para entrar em ação.

 

Lucro Primeiro

A Fórmula tradicional dos pequenos empreendedores, e ainda encontrado em outras empresas de maior porte, é:

Vendas – Despesas = Lucro

mas nesta fórmula, o autor destaca o perigo de sempre gastar mais do que convém. Futuristas, chamados de criativos, tendem a querer lançar mão dos recursos disponíveis para gastar (apesar que estas pessoas dizem que estão investindo o dinheiro), afinal de contas, o recurso está ao seu alcance.

Lucro é algo que o dono cria.
Lucro não é um acontecimento.
Lucro é um hábito.

O autor nao propõe deixar de pagar as contas, mas de reorganizar seus pensamentos. O importante é tirar o dinheiro do alcance do dono. Criar um fluxo em cima do dinheiro.

Tenha contas separadas para cada propósito.

Uma conta onde entram as vendas.
A segunda conta é para onde voce envia o teu lucro. Deixe esta inacessível. Longe das tentações.
A terceira é para…
A quarta…

Deste modo você pode se forçar a gastar aquilo que realmente foi disponibilizado. O autor propõe maturidade e conscientização dos gastos.

Se você já fez um teste da personalidade, verifique seu traço futurista. Se ele for muito acentuado, este livro é muito interessante ser lido.

Liderando com Visão

 

De acordo com uma pesquisa em mais de 400 empresas, seguem as 5 competências mais importantes nos lideres:

* Habilidade de atrair, desenvolver e reter talentos
* Habilidade de inspirar
* Habilidade de entregar resultados
* Habilidade de gerenciar o stress e exigências da liderança.

Porém a mais importante, e que infelizmente falta na liderança da próxima geração, é a liderança visionária. Este tipo de liderança deve criar uma visão e inspirar outros a seguirem aquela visão.

Para que haja uma liderança visionária, o livro escrito por Bonnie Hagemann e seus co-autores gira em torno de quatro questões de liderança: coragem, clareza, conectividade e cultura.

Coragem:

atitudes fortes e firmes. Ser vulnerável também.

Clareza:

Na visão: clara e atraente
Na comunicação: como a visão será passada para a equipe.
Nos papéis: quem faz o que.
Nos processos: quais serão e não serão usados.
Nas decisões: quando e quem tomará as decisões.

Conectividade:

Os líderes precisam criar uma conexão emocional de cada funcionário com a visão.

Cultura:

Como a equipe toda fará a visão tornar-se realidade. O que nao pode ser comprometido? A segurança? O valor próprio? Quais são os valores em ordem de importância?

LIDER TIRA FÉRIAS?

Lendo o Blog de Brian Dodd, extraí alguns pontos sobre quando um lider precisa descansar e se renovar.

  1. Existe constante má interpretação ou confusão com suas decisões.
  2. Existe constante percepção que suas decisões não são as melhores.
  3. O líder precisa enfrentar outros lideres que estão surgindo na equipe.
  4. O líder não tem mais paciência de dialogar e o tom de voz sobe.

Fonte: http://briandoddonleadership.com/2017/07/22/10-signs-a-leader-is-in-over-their-head

 

 

FRASES DO DIA

Peter Drucker “Cultura come estratégia no café da manhã”

Se tua empresa (pra não dizer você, líder) tem o costume de falar pelas costas, não adianta montar estratégias de colocar a foto do funcionário do mês na parede.

Bill Gates “eu contrato pessoas preguiçosas para realizar trabalhos difíceis, pois eles tentarão achar a maneira mais fácil de fazê-la.”

Esta foi a primeira vez que achei algo positivo nos preguiçosos. Ri demais.

ORGANIZAÇÃO

Organização como traço da personalidade nos afeta em muitas áreas do trabalho. Pessoas altamente organizadas tendem a ser mais capazes de planejar. Quando encontramos pessoas com a mesa de trabalho limpa de manhã e ao final do dia, ou com o carro sempre muito limpo por dentro e por fora, estamos diante de alguém organizado. Ao trabalharmos com ela, veremos uma pessoa muito consciente do seu ambiente… e dos outros também. Antes de começarem a trabalhar vão fazer questão que a mesa ou ambiente de trabalho como um todo esteja impecável. Esse traço da personalidade independe da profissão. Se você for na oficina mecânica, borracharia ou no escritório de um alto executivo e o traço da organização for alto, sem sombra de dúvida você encontrará em cada um destes ambientes tudo muito limpo e ordenado. Ferramentas estarão organizadas e arquivos e suas pastas perfeitamente guardadas e ordenadas.

Já encontrei também o lado negativo de pessoas que são muito organizadas: demoram para entrar em ação. Certa vez fiz o diagnóstico de uma equipe de vendas em uma empresa que estava cheia de pessoas muito inteligentes mas que não traziam os resultados desejados em faturamento. Após realizar um teste da personalidade, Lider Profile, constatei que todos tinham pontuações muito altas em organização. Assim, quando colocamos pessoas ou equipes com este traço alto demais em uma atividade de vendas, encontraremos resultados financeiros inferiores do que aqueles que são mais relaxados na ordem e limpeza.

Então, seja organizado mas cuidado com o excesso. Não fique dizendo Preparar… Apontar… Preparar… Apontar em demasia. Atire logo!

O básico da alimentação.

O que tenho aprendido nas minhas leituras e conversas com profissionais da nutrição, é que nossa energia vem dos macronutrientes proteína, carboidrato e gordura (lipídio). Além dos macronutrientes, temos os micronutrientes que são as vitaminas e minerais.

O importante é conseguir se alimentar de modo que cada caloria ingerida tenha a melhor combinação de macro e macronutrientes. Como regra básica para decidir o que comer, primeiro escolha alimentos que não sejam processados ou industrializados. Quanto mais natural ou orgânico, melhor.

Uma das frase que mais gosto veio do CrossFit: coma carnes e vegetais, nozes e sementes, algumas frutas, pouco amido e nada de açúcar.

Pense também em comer a fruta ao invés de tomar o suco. Pense em comer a cenoura inteira, que possui vitamina A e outras e tambem minerais como ferro, do que suplementar com a vitamina A de modo isolado. O alimento inteiro possui em si uma ótima sinergia.

Segundo a CrossFit trainer E.C. Synkowski, é interessante que você se alimente de, no caso de proteínas, faça um rodízio (não é ir num rodízio) entre carne, frango, ovo e peixe para que você tenha um equilíbrio de proteina e gorduras. Caso queira saber mais do assunto, pesquise sobre ômega 3 e 6, bem como a proporção de cada um.

 

RESILIÊNCIA

Um dos traços da personalidade mais importantes é a Resiliência. Com ela, podemos superar as tragédias, decepções e falhas que cometemos ou sofremos.

Um dos livros interessantes a serem lidos é Option B, dos autores Sheryl Sandberg e Adam Grant. O livro trata da história de Sheryl que estava muito feliz e bem casada, e de repente viúva. Sem resiliencia, uma história dessas jamais é superada.

A Resiliência é como um músculo. Ele pode ser trabalhado.

Histórias de superação envolvem resiliência. Sempre apreciamos pessoas que sofreram e apesar de grandes dificuldades vencem na vida. Apesar das cicatrizes.

A resiliência é extremamente importante para as pessoas que irão enfrentar um processo longo e repleto de oposição. Serão inúmeras as vezes que pessoas ou burocracias tentarão impedir o avanço de um projeto.

Seja resiliente e conquiste cada vez mais.